sábado, 6 de setembro de 2008

UM NOVO TEMPO: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO



Rosiclene de Sousa

Ivanete Vieira


Vivemos em um universo globalizado, onde a tecnologia nos cerca e nos impõe a conviver com a mesma , caso contrário somos excluídos. Porém, são grande os desafios enfrentados pelas escolas e universidades, pois ainda não há total integração da parte pedagógica com as tecnologias.
Sabemos que as salas de aulas é um espaço privilegiado dentro da escola, onde precisam ser melhor equipadas para que os educadores possam desenvolver atividades diferentes, com dinamismo, inovação e novos experimentos tecnológicos, meios, que permitem realizar diversas atividades com aproveitamentos siguinificativos, onde alunos, professores e coordenadores possam crescer juntos.


Com a elaboração de currículos flexíveis, laboratórios e a integração da comunidade escolar contribuirá para um ensino-aprendizagem de qualidade.
Podemos então, classificar que todas as ferramentas, forma organizada em grupos, as dinâmicas, o quadro, o retro projetor, etc., são tecnologia, meios facilitadores do ensino-aprendizagem.


Dentro do processo administrativo, as escolas oferecem hoje uma serie de recursos, os quais alunos, pais, professores e toda comunidade escolar podem ter acesso. Processados da seguinte forma, inscrição do aluno, emissão do boletos bancário, controle de freqüência através de cartão magnético ou catracas eletrônicas nos colégios particulares e universidades, e na parte administrativa o controle financeiro de entradas e saídas de verbas, Permite ainda aos professores fazerem pedidos de materiais como livros, cadernos e software on line .
Dessa forma a tecnologia oportuniza a pesquisa e melhor desenvolvimento dos trabalhos.